Sueli Carneiro

Quem é Sueli Carneiro?
Sueli Carneiro, a mais velha entre sete irmãos, nasceu em 1950 e desde cedo demonstrou grande interesse pela leitura. Em 1972, ingressou no curso de Filosofia da Universidade de São Paulo (USP). Com o passar dos anos, sentiu a necessidade de se reconectar com sua ancestralidade, o que a levou à iniciação no Candomblé em 1987. Atualmente, é doutora em Educação pela USP e uma das principais porta-vozes do movimento negro no Brasil.

Quais foram as suas contribuições para seu campo de atuação?
A filósofa é uma das fundadoras do Geledés – Instituto da Mulher Negra, a primeira organização negra e feminista independente de São Paulo, que proporcionou a criação de projetos como SOS Racismo, Projeto Rappers, Geração XXI, Portal Geledés e o Centro de Documentação e Memória Institucional. Além disso, Sueli publicou mais de 100 artigos, realizou palestras no Brasil e no exterior e participou de conselhos de diversas organizações, focados em melhorar a vida das pessoas negras no Brasil.

Por que escolhemos homenageá-la?
Durante toda a sua trajetória, Sueli dedicou-se a promover políticas públicas pensadas para a população negra brasileira e hoje é possível colher os frutos dessas ações. Sua jornada é um exemplo para as meninas negras que vão atrás de seus sonhos.


Referências

Downloads

Mais Donas da Rua


Ver todas homenageadas