Sister Rosetta Tharpe

Quem é Sister Rosetta Tharpe?
Sister Rosetta Tharpe é ninguém mais, ninguém menos, que a própria “mãe” do rock’n’roll. Nascida em 1915, numa pequena cidade no sul dos Estados Unidos, filha de pais colhedores de algodão e com uma mãe evangelista, entrou em contato com seu lado musical a partir da música gospel. Desenvolveu sua musicalidade na igreja, aprendendo a cantar e tocar violão, que a levou a ser única no mundo da música.

Quais foram as suas contribuições para seu campo de atuação?
Suas contribuições para o meio musical são revolucionárias. Começou a se apresentar, a partir de 1938, com um estilo repleto de referências do jazz e do blues e um jeito incomum de tocar guitarra. No mesmo ano, seu álbum “Rock Me”, alavancou sua carreira levando-a para se apresentar na casa Cotton Club, um clube noturno focado em apresentações de jazz, onde conquistou o público com seu talento. Em 1944, sua música “Strange Things Happening Every Day” foi considerada a primeira canção de rock da história, levando mais uma de suas músicas para o top 10 da Billboard. Depois, realizou uma turnê nacional com Marie Knight, pianista e cantora, com quem gravou “My Journey To The Sky”, após o fim da Segunda Guerra Mundial.

Por que escolhemos homenageá-la?
Sister Rosetta Tharpe é homenageada por ter conseguido, enfrentando uma sociedade racista e na qual as mulheres não tinham direitos garantidos, se consagrar no mundo da música, inovando diversos gêneros musicais, do gospel ao jazz, e ser considerada uma das criadoras do rock’n’roll. Assim, ela inspira incontáveis músicos atuais e grandes artistas do rock, como B.B. King, Johnny Cash, Bob Dylan, Chuck Berry, Aretha Franklin e o conhecido “rei” do rock, Elvis Presley.


Referências

Downloads

Mais Donas da Rua


Ver todas homenageadas