Mônica Sousa é diretora executiva e inspiração para a personagem mais icônica dos quadrinhos brasileiros: a Mônica. Desde sua criação, em 1963, a personagem tornou-se um símbolo de empoderamento feminino e uma inspiração para muitas meninas e mulheres em todo o país.
Como a personagem, Mônica é uma líder natural. Aos 18 anos, ela começou a trabalhar na Lojinha da Mônica e, em pouco tempo, seu tino comercial ficou tão evidente, que ela foi convidada a fazer parte do departamento comercial da Mauricio de Sousa Produções. Hoje, ela é a diretora executiva da área e parte fundamental na expansão da empresa para novos mercados. Ela foi responsável por negociar contratos de licenciamento com empresas de todo o mundo, levando mais de 4 mil produtos à casa de milhões de pessoas. Afinal, quem nunca comeu a maçã da Turma da Mônica?
Desde o começo da sua carreira, ela tem como compromisso defender a diversidade e a inclusão, tanto nas produções da MSP e seus personagens quanto no próprio ambiente de trabalho.
“Assim como nós, como pessoas e sociedade, os personagens passaram por uma evolução. Essa foi uma das mudanças significativas. Através de um debate com a equipe, identificamos a necessidade de imprimir que todas as personagens meninas são fortes, que elas amam e respeitam a si próprias. Focamos nos bons exemplos, que refletirão positivamente na sociedade”, afirma Mônica.
Depois de mais de quatro décadas trabalhando para a Mauricio de Sousa Produções, ela ainda tem fôlego para muito mais. Ela continua criando linhas de produto, novas mídias, novos formatos, mas sempre com o mesmo sorriso no rosto. A energia da Mônica é tão contagiante como o seu profissionalismo. E sua força de argumentação é tão potente quanto a força física da personagem que inspirou.
Em 2016, Mônica Sousa lançou o Projeto Donas da Rua. Com o apoio da ONU Mulheres, o projeto tem como objetivo mostrar às meninas que elas podem ter as mesmas oportunidades e os mesmos direitos que os meninos. E vice-versa. Sua importância é incentivar as famílias a conversarem sobre o tema com as crianças.
“Nos orgulhamos de, a partir do Donas da Rua, conseguir encorajar as meninas a se amarem como elas são. Além de valorizarem suas qualidades e habilidades! Temos o papel de demonstrar que todas são fortes, competentes e donas do próprio destino. Temos o papel de mostrar que meninos e meninas podem conviver respeitosamente desde cedo, lembrando que os meninos também sofrem por não poderem expressar seus sentimentos, por exemplo. Para isso, precisamos colocar o tema em discussão e empoderar as nossas meninas, tanto quanto a sociedade faz com os meninos. Dessa forma, alcançaremos um mundo com mais igualdade desde a infância”, reforça a executiva.
Ao longo dos anos, Mônica tem se envolvido pessoalmente com o projeto e tem participado ativamente de diversas iniciativas, como palestras em escolas públicas, workshops, encontros e eventos voltados para meninas e jovens mulheres. Em suas palestras, ela compartilha sua trajetória profissional e sua visão sobre a importância da igualdade de gênero na sociedade atual.
E isso é um reflexo da sua trajetória pessoal. Todo mundo conhece o pai da Mônica, Mauricio de Sousa. Mas a sua mãe, Marilene, tem um papel tão fundamental quanto o dele para a sua história. Ela foi o maior exemplo de mulher empoderada e à frente do seu tempo que ela conheceu, e isso faz parte do seu DNA.
“Venho de uma família de matriarcas, mulheres fortes que sempre me inspiraram. Nascida em Jaboticabal, no interior de São Paulo, minha mãe veio para a capital e trabalhou como fotógrafa em plenos anos 1950. Minha avó paterna, Petronilha Araújo de Souza, era poetisa e foi enfermeira no Hospital Emílio Ribas. Era ela que nos vacinava quando crianças. Minha bisavó Dita cuidou do filho sozinha, construindo uma família sólida”, conta Mônica.
E a Mônica vai fazer de tudo para passar isso para a frente, seja pela sua própria filha mulher (no caso eu que estou escrevendo – sua primeira fã) ou milhares de outras mulheres que ela inspira todo dia, como você. Não é à toa que todo mundo adora a Mônica, seja a personagem, a executiva, a mãe ou a avó, sua história está longe de caber num quadrinho só.
Texto de Carol Saraiva, publicitária, filha de Mônica Sousa e criadora o projeto @ElasnaGringa, que inspira mulheres que querem fazer carreira na área criativa fora do Brasil