Martine Grael Soffiatti, nascida em Niterói, em 1991, conhecida internacionalmente como Martine Grael, é uma velejadora brasileira, campeã olímpica de mundial de vela na classe 49erFX. Filha do bicampeão olímpico Torben Grael, Martine começou a velejar aos 4 anos. Hoje, com 30, além de disputar e treinar bastante em sua categoria como timoneira do barco, ela cursa Engenharia Ambiental na Universidade Federal Fluminense (UFF).
Kahena Kunze, sua parceira e proeira, também filha de um velejador campeão mundial, Claudio Kunze, foi eleita pela Federação Internacional de Vela a melhor velejadora do mundo em 2014. Juntas, elas são atletas engajadas na redução do lixo marinho e na defesa dos direitos dos animais, com atitudes sólidas na rotina diária e em campanhas de vulto. Ainda juntas, elas foram as primeiras mulheres a carregar a bandeira do Brasil na abertura dos jogos Pan-Americanos de Lima, em julho de 2019.
Em Lima – 2019, elas conquistaram a medalha de ouro para o Brasil, na classe 49erFX. Em 2018, foram 4º lugar no Mundial de Vela em Aahrus. Já em 2017, elas celebraram o vice-campeonato do Mundial em Porto e os campeonatos das etapas de Santander, Hyéres e Miami da Copa do Mundo de Vela, além de terem sido consagradas campeãs do Miami Midwinter. No ano anterior, foram campeãs Olímpicas; 4º lugar no sul-americano; vice-campeãs da etapa de Hyères da Copa do Mundo de Vela; 6º lugar no Mundial e bronze no Miami Midwinter.
Em 2015, foram vice-campeãs mundiais; vice-campeãs sul-americanas; prata nos Jogos Pan-Americanos de Toronto; campeãs da etapa de Weymouth da Copa do Mundo de Vela; vice-campeãs da etapa de Hyères da Copa do Mundo de Vela; vice-campeãs do Oceanbridge Sail Auckland; bronze na etapa de Miami da Copa do Mundo de Vela e campeãs do Miami Midwinter.
Em 2014, foram as melhores atletas do ano pelo COB; melhores velejadoras do ano pela ISAF; campeãs Mundiais de F49erFX; campeãs do Aquece Rio International Sailing Regatta; vice-campeãs do Campeonato Europeu de Vela; campeãs da Semana Olímpica de Garda Trentino; campeãs da etapa de Hyères da Copa do Mundo de Vela; campeãs do Trofeo Princesa Sofia, etapa de Mallorca da Copa do Mundo de Vela; 4º lugar na etapa de Miami da Copa do Mundo de Vela; vice-campeãs do norte-americano de vela; e campeãs da Copa Brasil de Vela.
Em 2013, conquistaram o campeonato norte-americano de vela; foram campeãs da etapa de Miami da Copa do Mundo de Vela; vice-campeãs do Europeu de Vela; vice-Campeãs do Mundial de 49erFX; campeãs Sul-Americanas de 49erFX. Em 2009, com apenas 18 anos, foram campeãs do Mundial da Juventude - classe 420.