Edina Alves

Quem é Edina Alves?
Edina Alves cresceu em Goioerê, no Paraná, e iniciou sua jornada na arbitragem em 1999, ao prestar o vestibular da Federação Paranaense. Depois de formada, foi atrás do sonho de comandar um jogo. Atuou como árbitra central e bandeirinha nas Séries A, B e C, até estrear na Série A do Campeonato Brasileiro. Mudou-se para São Paulo e passou a integrar o quadro da Federação Paulista de Futebol. Em 2016, conquistou o escudo da FIFA.

Quais foram as suas contribuições para seu campo de atuação?
Ao longo dos anos, Edina ganhou espaço e reconhecimento. Ela se tornou a primeira árbitra a apitar o Mundial de Clubes masculino, disputado no Qatar em 2021, além de ser a primeira mulher a comandar uma partida da Copa América masculina três anos depois. Foi pioneira em apitar um clássico Corinthians x Palmeiras (Paulistão de 2021), a final do Campeonato Paulista (2023) e as semifinais da Copa do Mundo Feminina (2019 e 2023). Em 2025, Edina e outras duas brasileiras ainda representaram a arbitragem nacional na Eurocopa Feminina. Ela também tem, em sua coleção, duas participações em Olimpíadas: 2021, em Tóquio, e 2024, em Paris.

Por que escolhemos homenageá-la?
Sua jornada no mundo esportivo abriu portas para que cada vez mais mulheres ocupassem esse espaço predominantemente masculino e mostrou às futuras árbitras que elas são bem-vindas em campo. Edina é um exemplo e inspiração para muitas meninas que sonham em seguir sua paixão pelo futebol.


Referências

Downloads

Mais Donas da Rua


Ver todas homenageadas