Quem é Cida Bento?
A psicóloga e ativista, Cida Bento, nasceu em São Paulo. Considerada uma referência nos estudos sobre branquitude no Brasil, Cida é uma figura importante para o movimento negro brasileiro contemporâneo, ajudando com suas pesquisas nas relações entre raças, racismo e psicologia. Foi eleita pela revista britânica The Economist, uma das cinquenta pessoas mais influentes do mundo no campo da diversidade.
Quais foram as suas contribuições para seu campo de atuação?
Em 1990, Cida Bento e outros colegas fundaram o Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT), focando em projetos que promovem equidade de gênero e raça na educação, no trabalho e na justiça. Seu trabalho tem sido crucial para a inclusão e capacitação de mulheres negras no mercado de trabalho. Além de sua atuação no CEERT, Cida realizou diversas pesquisas e publicou artigos e livros relevantes, incluindo "O Pacto da Branquitude", lançado em 2022 pela editora Companhia das Letras. Atualmente, é professora e integrou o Grupo Assessor da ONU Mulheres, a Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia e a Comissão de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo.
Por que escolhemos homenageá-la?
Cida Bento foi escolhida para ser homenageada pela sua luta e auxílio na ingressão de mulheres negras no mercado de trabalho. Conseguindo dessa forma a presença de pessoas diversas, principalmente negras, em cargos de liderança e demonstrando a importância da pluralidade dentro do espaço corporativo.