Carol Santiago

Quem é Maria Carolina Santiago?
Criada em Caruaru, Carol Santiago nasceu com a síndrome de Morning Glory, uma alteração congênita que reduz o campo de visão. Aos quatro anos de idade começou a praticar natação (convencional), mas parou alguns anos depois devido a um acúmulo de água na retina, que a deixou cega por oito meses. Entretanto, seu amor pelas águas era maior, migrando para a natação paralímpica, em 2018, aos 32 anos de idade.

Quais foram as suas contribuições para seu campo de atuação? A nadadora surpreendeu a todos ascendendo rapidamente no esporte, sendo a atual recordista mundial dos 50m livres em sua classe, S12 - para atletas de baixa visão. Carol participou da sua primeira grande competição internacional, os Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019, e conquistou quatro medalhas de ouro. No mesmo ano, no Campeonato Mundial, em Londres, subiu no pódio quatro vezes, duas para ouro e duas para prata. Nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, trouxe para o Brasil três ouros, uma prata e um bronze, tornando-se a maior medalhista brasileira da edição dos Jogos e a terceira atleta paralímpica brasileira, mulher, com maior número de medalhas. Assim, Carol segue colecionando pódios em diversos campeonatos e, em 2024, Carol participará da sua segunda Paralimpíada, aos 39 anos, e nadará em sete provas.

Por que escolhemos homenageá-la?
Nossa querida Dona da Rua é um exemplo de excelência e um lembrete de que a idade não precisa ser um impeditivo para ir atrás de seus objetivos. Dessa forma, ela inspira novas mulheres com deficiência a seguirem o caminho onde sintam-se à vontade para serem sua melhor versão: “Que esses resultados importantes no feminino possam inspirar novas atletas. Que outras meninas percebam que é possível”, disse Carol.


Referências

Downloads

Mais Donas da Rua


Ver todas homenageadas