Carmézia Emiliano

Quem é Carmézia Emiliano?
Carmézia Emiliano cresceu na região da Terra Indígena Raposa Serra do Sol e, no final dos anos 1980, mudou-se para a cidade, onde começou a pintar por conta própria. Suas obras tem como inspiração suas origens na maloca, representando a cultura Macuxi, seu cotidiano e paisagens marcada pela identidade e a memória.

Quais foram as suas contribuições para seu campo de atuação?
As pinturas de Carmézia retratam, de forma poética, o cotidiano das mulheres macuxi, sua cultura, mitos e lendas, tudo mergulhado em cores e refletindo a memória da pintora. Com as suas obras, firmou-se como artista na sua primeira exposição individual, em 1996, "Lendas, Costumes e Histórias do Povo Macuxi", no Sesc Roraima em Boa Vista, e ganhou o Prêmio Buriti da Amazônia de Preservação do Meio Ambiente, na categoria revelação. Nos anos seguintes, participou de várias mostras importantes pelo Brasil, chegando a receber, em 2003, o Prêmio de Notoriedade Cultural pelo Governo do Estado de Roraima. Até que, a partir de 2018, começou a criar uma relação com o MASP (Museu de Arte de São Paulo), que incluiu quatro de suas obras em seu acervo.

Por que escolhemos homenageá-la?
Sua carreira como artista macuxi traz visibilidade para a cultura indígena, principalmente para a rotina das mulheres que muitas vezes não chegam a ser retratadas. Dessa forma, Carmézia inspira outras mulheres de diferentes culturas a representar suas realidades, a partir da arte.


Referências

Downloads

Mais Donas da Rua


Ver todas homenageadas