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Edição de 11/12/2018

Turma da Mônica chegas às escolas para falar sobre consumo consciente

Material foi desenvolvido pela Mauricio de Sousa Produções para projeto do Procon da Prefeitura de Campinas

Publicado em 26 de February de 2016 às 12h29
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Foto Luiz Granzotto
Turma da Mônica chegas às escolas para falar sobre consumo consciente

 

A Secretaria de Assuntos Jurídicos da Prefeitura de Campinas realizou a entrega simbólica à Secretaria Municipal de Educação dos gibis da Turma da Mônica que foram especialmente confeccionados para subsidiar o desenvolvimento, em sala de aula, do tema consumo consciente.  A cerimônia aconteceu na última segunda-feira (22/02).

Aproximadamente 62,5 mil alunos do Ensino Infantil, Fundamental, de Jovens e Adultos e de entidades conveniadas começam a receber o material desenvolvido em parceria com o Procon da Prefeitura de Campinas, subordinado à Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos.. A publicação tem por objetivo formar uma nova geração de consumidores, que adote hábitos de consumo consciente pensando no meio ambiente e nas consequências econômicas e sociais de seus atos.

A parceria entre Jurídico e Educação prevê a entrega de dez gibis, um por mês, e de um Código de Defesa do Consumidor redigido em linguagem acessível às crianças para cada aluno. Já os professores receberão um Caderno do Professor, que abrangerá todos os temas e orientará as ações para o pleno aproveitamento de todo o material.

A cada mês, uma revistinha diferente chegará às escolas com os temas: Consumo Consciente e Produção Local; Durável e não Durável; Educação Financeira – super endividamento; Segurança Alimentar; Ser e Ter; CDC Teen; Práticas da vida cotidiana, Novas Tecnologias; O ser humano e a relação com o meio e demais seres vivos; A informação como defesa do consumidor e O coletivo mais que individual. O último exemplar da série será distribuído em novembro.

Segundo o  secretário de Assuntos Jurídicos, Mário Orlando Galvês de Carvalho, a campanha Consumo Consciente tem como finalidade formar uma nova geração de consumidores, mais sensível para as questões ambientais, sociais e coletivas que envolvem o consumo. “A grande alavanca transformadora da sociedade é a educação, por isso, contamos com a força que vocês têm em mãos”, disse o secretário ao grupo de coordenadores pedagógicos presente ao evento.

Para a secretária de Educação, Solange Pelicer, os gibis vão subsidiar o trabalho de formação dos alunos, inclusive abrindo espaço para discussão sobre a importância do ser sobre o ter. “Trabalhem com afinco, como sempre, e façam essa mudança acontecer”, disse Pelicer aos professores e coordenadores.

Também participaram do evento o diretor do Procon Campinas, Ricardo Chiminazzo; o diretor do Departamento Pedagógico, Juliano Pereira Mello, e o coordenador pedagógico da rede, Heliton Leite de Godoy.

Campanha

Em outubro de 2015, a Prefeitura de Campinas lançou a campanha “Felizcidade é Consumo Consciente”, com o objetivo de envolver a sociedade na busca pelo consumo sustentável. Para a Prefeitura, consumidor consciente é aquele que, em suas decisões de compra, não pensa somente no preço ou na marca do produto, mas sim aquele que leva em conta o impacto de suas escolhas para o meio ambiente e a saúde humana, assim como considera as relações justas de trabalho.

A campanha está sendo custeada com verbas do Fundo Municipal de Proteção de Defesa dos Direitos do Consumidor (FMPDDC), formado, principalmente, por multas aplicadas pelo Procon de Campinas. De acordo com a lei, as verbas do Fundo devem ser aplicadas exclusivamente em ações de educação para o consumo.

O programa resultou também em veiculação na mídia local de mensagens educativas protagonizadas pelos personagens da Turma da Mônica. O próprio Mauricio de Sousa aparece em algumas peças, em que contracena com os personagens em cenários naturais da cidade.


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