Ir para o conteúdo

  • headernoticias
Edição de 21/07/2017

Queremos conhecer as Donas da Rua do Brasil e do Mundo

No Dia Internacional da Mulher, a Mauricio de Sousa Produções lança projeto para mostrar a força das meninas.

Publicado em 8 de March de 2016 às 00h54

O projeto pode ser acessado no site www.turmadamonica.com.br/donasdarua

ddrlink

No começo, a Turminha era formada só de meninos, até que começaram a perguntar para o Mauricio: “Cadê as meninas?”. Na época, o desenhista achava que não saberia falar de mulheres, porque conhecia mais o universo dos garotos. Foi aí que ele começou a olhar em volta e viu que poderia se inspirar nas filhas.  A Mônica tinha personalidade forte e andava sempre com seu coelhinho. Em 1963, Mauricio criou sua primeira personagem feminina, a Mônica. Ela estreou na tirinha do Cebolinha e desequilibrou o jogo. Eram os anos 1960, uma época em que as mulheres começavam a ganhar mais espaço.

Hoje (8 de março), Dia Internacional da Mulher, a Mauricio de Sousa Produções apresenta o projeto Donas da Rua. Para representar esse projeto ninguém melhor do que a dentucinha, cuja força maior não é a física: é a força de quem acredita em seus sonhos e capacidades. Mônica vem há anos conquistando meninas em todo o Brasil e em vários países do mundo que se identificam com a personagem ou desejam ser como ela, que tem uma autoconfiança enorme, além de um grande sentimento de responsabilidade em relação a seus amigos.

E para dar o pontapé inicial, a Mauricio de Sousa Produções tem o orgulho de se tornar signatária dos princípios da ONU Mulheres. Fundamentada na visão de igualdade consagrada na Carta das Nações Unidas, a ONU Mulheres, entre outras questões, trabalha para a eliminação da discriminação contra as mulheres e meninas e a realização da igualdade entre mulheres e homens como parceiros e beneficiários do desenvolvimento, direitos humanos, ação humanitária e paz e segurança.

Além disso, uma das principais plataformas de interação do projeto será um site colaborativo onde as meninas poderão enviar, através de textos ou vídeos suas histórias, contando o que as fazem sentir-se como Donas da Rua. É só ficar de olho aqui no site que em breve vai haver novidades!

“Desde sua criação, Mônica é um exemplo de que as meninas (e as mulheres) devem ter seu espaço garantido na sociedade sem aceitar nenhum tipo de maus-tratos ou violência. Com o projeto Donas da Rua queremos reforçar a autoestima das meninas e a defesa de seus direitos, algo que faz parte do DNA da nossa Turminha desde o princípio”, diz a diretora-executiva da Mauricio de Sousa Produções e inspiradora da personagem, Mônica Sousa.


Comentários

Comentários