Ir para o conteúdo

  • personagens
Maurício

Luca

Luca é um garoto cadeirante, amante dos esportes, principalmente de basquete, que foi apelidado carinhosamente pelos novos amiguinhos de “Da Roda” e “Paralaminha”, por ser muito fã do cantor Herbert Vianna e da banda Paralamas do Sucesso.

Tem muita vontade e disposição para brincar de igual para igual com a Turminha, independentemente de ser paraplégico, o que, para ele e seus amigos, é apenas um detalhe. O que Luca quer mesmo é curtir a vida, estudar e, logo, escolher uma profissão.

Mas, por enquanto, ele participa das molecagens com seus amigos Cebolinha e Cascão. Com direito a umas coelhadas, se a Mônica ficar brava com algum plano infalível de que Luca participe. Mas a verdade é que todas as meninas, inclusive a dentucinha (ops!), tem uma quedinha pelo garoto.

Nas histórias dele, em certos momentos, entre as brincadeiras e criações, são mostradas algumas situações em que o Luca encontra dificuldades para se locomover, como, por exemplo, em calçadas esburacadas, falta de rampas em prédios ou casas e em veículos coletivos sem condições de receber alguém que utilize uma cadeira de rodas. Tudo isso sempre de um jeito alegre e bem-humorado.

Parabéns! Você encontrou a nº 16 das Figurinhas da Turma!

figurinhas_da_turma_16

Curiosidades

  • Luca foi o segundo personagem portador de deficiência que entrou para a Turma da Mônica, em 2004. A primeira, Dorinha, é uma garotinha cega. Segundo Mauricio de Sousa, Luca é responsável por mostrar às outras crianças as possibilidades de uma infância feliz, interativa, independentemente de qualquer deficiência física.