Ir para o conteúdo

  • personagens
Maurício

Chico Bento

Chico Bento é uma criança que representa a pureza, a simplicidade e a simpatia que caracterizam as pessoas do interior paulista. É o típico caipira que anda de pé no chão, usa um chapéu de palha e toca modas de viola.

Mora na Vila Abobrinha, onde adora gastar seu tempo nadando no rio, pescando, dormindo na rede e brincando com os seus amigos.

Não é muito chegado aos estudos e tem um carinho enorme pelos animais do seu sítio, como a galinha Giselda, o porquinho Torresmo e a vaca Malhada.

Evolução do Chico bento

Curiosidades

  • Chico Bento nasceu das observações do Mauricio junto ao homem do campo, morador do alto do Tietê, área próxima a Mogi das Cruzes e ao Vale do Paraíba, na sua porção paulista. O nome do personagem foi emprestado de um tio-avô de Mauricio, que ele nem chegou a conhecer, mas sobre o qual ouviu muitas histórias engraçadas, contadas por sua avó – a vó Dita, também retratada nos quadrinhos do Chico. O personagem foi criado em 1961, mas sua primeira revista só foi lançada em agosto de 1982. Nela, até hoje, a Turma da Roça, formada por Rosinha, namorada do Chico, Zé Lelé, Hiro, Zé da Roça, a professora Dona Marocas, o padre Lino e vários outros personagens, vive divertidas histórias num ambiente gostoso e pacato do interior. Quando surgiu, nas tiras de jornal, Chico era coadjuvante de Zé da Roça e Hiro, e seu visual era bem diferente. Na época, ele era uma versão mirim do Jeca Tatu, personagem clássico das histórias de Monteiro Lobato.