Que tal uma tapioca?

Na Festa Junina ou no café da manhã, uma ótima fonte de energia sem glúten!

A tapioca é uma goma feita da mandioca que pode substituir o pãozinho no cardápio do café da manhã ou dos lanches. Por não conter glúten, as crianças com diagnóstico de doença celíaca podem comer sossegadas essa importante fonte de energia para as atividades do dia a dia.

Cada colher de sopa da goma de tapioca tem 70 kcal e utilizamos, em média, 3 colheres de sopa no preparo, além do recheio. Portanto, ofereça tapioca com opções de recheios saudáveis e estimule a prática de atividade física dos seus filhos.

Atividades recreativas, brincadeiras e esportes no geral ajudam a queimar calorias e a tornar as crianças menos sedentárias. A energia da tapioca irá servir de combustível para todas essas atividades. Você pode adotar esse hábito saudável para o café da manhã e/ou lanches da criançada!

Receita de tapioca é simples

Você pode conferira aqui, como preparar este prato!

Como fazer tapioca:

1. A goma pronta e hidratada pode ser encontrada em casas que vendem produtos típicos do Norte e Nordeste e em alguns supermercados.
2. Em fogo médio, colocar a goma em uma frigideira como se fosse uma panqueca (em média 3 colheres de sopa).
3. Com o tempo os farelos começam a se unir.
4. Deixar a goma ficar espessa para garantir que a massa fique mais hidratada.
5. Virar a massa pode ressecá-la.
6. Colocar o recheio na massa ainda no fogo.
7. Desligar o fogo assim que a tapioca se soltar da frigideira, antes que se desmanche ou quebre.
8. Se quiser guardar a massa preparada, sem recheio, envolver em papel filme e manter na geladeira por, no máximo, dois dias. Depois é só esquentar no micro-ondas e adicionar o recheio.

É fundamental pedir sempre a ajuda de um adulto ao fazer receitas.

Doces ou salgados, você pode experimentar rechear a tapioca de várias maneiras!

Ideias para recheios saudáveis:

• Queijo minas com ervas: 1 fatia média de queijo minas picada ou ralada e 1 pitada de manjericão seco ou algumas folhas de manjericão fresco.
• Ricota, tomate e orégano: 1 fatia média de ricota ralada, 5 tomates-cereja cortados em rodelas e 1 pitada de orégano.
• Frango grelhado, tomate, azeitona e alface: 2 colheres de sopa de frango grelhado cortado em cubos, 3 tomates-cereja cortados em rodelas, 4 azeitonas pretas picadas e 1 folha de alface picado.
• Coco, abóbora e queijo branco: 1 colher de sopa de coco fresco ralado, 2 colheres de sopa de abóbora cabochan cozida e ralada e 1 fatia de queijo branco ralado.
• Tapioca de banana assada com cacau em pó: 1 banana madura e 1 colher de sobremesa de cacau em pó.
• Cestinha de tapioca com frutas: ½ kiwi, 1 fatia de manga, 1 banana e 1 fatia de mamão.
• Tapioca com goiabada cascão e queijo branco: 1 colher de sopa de goiabada cascão sem açúcar e 2 fatias de queijo branco.

É fundamental pedir sempre a ajuda de um adulto ao fazer receitas.

Para mais informações, você pode visitar o site do Meu Pratinho Saudável.