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Edição de 29/03/2017

Inspiradas pela Magali, mães montam lanches saudáveis

Fruto de parceria entre Mauricio de Sousa Produções e Meu Pratinho Saudável, desafio #oquetemprolanche convoca famílias a postar fotos do lanche escolar

Publicado em 3 de March de 2015 às 12h14

Como parte das comemorações do aniversário de 50 anos da Magali, a Mauricio de Sousa Produções se uniu ao Meu Pratinho Saudável para levar às famílias informações sobre alimentação. Convidamos mães e pais a participar do desafio #oquetemprolanche, fotografando o lanche que costumam mandar para o filho na escola e a postar usando a hashtag  #oquetemprolanche e também #Magali50 e #MeuPratinhoSaudável. A equipe de nutricionistas do Meu Pratinho Saudável analisa a composição dos lanches e faz sugestões para tornar a lancheira ainda mais equilibrada. Você também está convidado a participar!

A equipe do Meu Pratinho Saudável selecionou cinco opções de lanches entre as fotos postadas, montando um cardápio de uma semana equilibrada para você se inspirar. De acordo com a metodologia do Meu Pratinho Saudável, que tem o apoio científico do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, um lanche equilibrado é aquele que contém um alimento de cada grupo, como: carboidratos, proteínas, frutas e hortaliças e alimentos fontes de cálcio (por exemplo, leite e derivados), para garantir o crescimento e desenvolvimento adequado das crianças.

Que tal se inspirar nas ideias compartilhadas pelas mães?

Segunda-feira:

segunda

Lanche: “Meio pão com requeijão e presunto, 1 cenoura, 1 ovo cozido, um pouquinho de passas e 1 noz. Não tem suco porque a dentista alertou para que eles não tomem mais do que 2 por dia e prefiro dar fresco nas refeições. Eu sei que tem bastante coisa, mas as crianças sempre querem experimentar o do amigo, né?”, diz a blogueira Flávia Fiorillo, mãe da Ullya e do Ziyad, autora do blog “Mamãe Sabe Tudo”.

Comentário Meu Pratinho Saudável: O lanche tem bastante opção saudável. As uvas-passas e a cenoura oferecem vitaminas, sais minerais e fibras. O ovo cozido é rico em proteína de alta qualidade. A castanha é fonte de gorduras boas, importantes para o coração. Dê preferência ao presunto magro e requeijão ou queijo branco. Sem contar que, o requeijão e outros derivados do leite, oferecem cálcio, importante para o crescimento e desenvolvimento adequado. Seu filho e os amiguinhos passam muito bem com este lanche. E sobre o suco, o melhor sempre é o natural mesmo! Parabéns!

 

 

 

Terça-feira:  

terça

Lanche: pães de queijo (1 extra para os coleguinhas), suco de uva integral e castanhas-do-pará. Esse lanche foi montado pela Dionísia Brum, mãe do Heitor e da Isa, do blog “Corre Mamãe”. Esta é a lancheira do Heitor.

Comentário Meu Pratinho Saudável: Adoramos sua escolha para o lanche do Heitor! Atende a quantidade de carboidrato, proteína, gordura boa e vitaminas e sais minerais. O pão de queijo oferece energia para as atividades do dia a dia, e é rico em cálcio. O suco natural sempre é uma boa pedida, rico em vitaminas e sais minerais, mas lembre-se de que não precisa adicionar açúcar. E a castanha, rica em gorduras boas para o coração, mas não exagere na quantidade.

 

 

 

 

 

 

Quarta-feira:   

quarta

Lanche: melancia, sanduíche de queijo com geleia de morango e 200 ml de suco de cajá. Esse lanche foi montado pela Onívia Benevides, mãe da Isabela, do site.

Comentário Meu Pratinho Saudável: Que delícia de lanche! Fruta, suco de fruta e geleia de fruta são ricos em vitaminas e sais minerais. Pão é fonte de carboidrato, para dar energia. E o queijo é rico em proteína e cálcio, nutrientes importantes para o crescimento e desenvolvimento adequado da criança. Evite adoçar o suco e ofereça geleia sem açúcar, assim as crianças vão se acostumar com o sabor da fruta, e ajuda a evitar o excesso de peso e as cáries.

 

 

 

 

 

 

Quinta-feira:  

quinta

Lanche: bolinho integral de maçã e uvas.

Esse lanche foi montado pela Aline Kelly, mãe da Clara, da Julia e do Gabriel, do blog “Mães com Filhos”.

Comentário Meu Pratinho Saudável: Hummm, deve estar uma delícia este bolinho integral, rico em carboidrato, que dá energia, e fibras, que ajudam no funcionamento do intestino e na saciedade. E as uvas oferecem vitaminas e sais minerais. Só atenção, pois a uva é uma das frutas que tem maior quantidade de açúcar. Sugerimos acrescentar um alimento rico em cálcio para acompanhar. Pode ser um leite fermentado, queijo processado, bebida láctea entre outros.

 

 

 

 

 

 

Sexta-feira:

sexta

Lanche: 250 ml de suco de maracujá, pipoca e goiaba

Esse lanche foi montado pela Onívia Benevides, mãe do Heitor e da Isabela. Essa é a lancheira da Isabela.

Comentário Meu Pratinho Saudável: Fruta é sempre bem-vinda. A goiaba é rica em fibras, vitaminas e sais minerais, e ajuda na formação do hábito de consumir frutas todos os dias. A pipoca, se feita sem óleo, é um alimento nutritivo, pois oferece fibra e energia para as atividades diárias. Ficou faltando algum alimento rico em cálcio, importante para o crescimento da criança. Experimente acrescentar na lancheira um leite com chocolate em pó, iogurte, queijo processado, leite fermentado, entre outros.

 


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