Ir para o conteúdo

O Projeto #DonasDaRua

Quem somos?

A Mauricio de Sousa Produções, empresa criada por Mauricio de Sousa – o pai da Turma da Mônica – é a maior produtora nacional de conteúdo infantil, que leva seus personagens para plataformas que vão dos gibis até canais digitais internacionais.



Você talvez não tivesse nascido ainda, mas, em 1963, Mônica estreou na tirinha do Cebolinha publicada num jornal chamado Folha da Manhã, atual Folha de S. Paulo. Já em sua primeira aparição, ela mostrou que as meninas podiam ter seu espaço e que não é preciso corresponder a padrões de beleza para ser dona da rua. Naquele tempo, poucas mulheres se formavam na universidade. E também eram poucos os trabalhos considerados “adequados” para elas: professora, enfermeira, aeromoça... Nos esportes, era parecido: futebol feminino foi proibido no Brasil entre 1941 e 1981 (40 anos!), acredita? Desde então, muita coisa mudou, mas ainda há muitos impedimentos para que as meninas tenham pleno acesso a seus direitos e às oportunidades com que sonham.

O que queremos?

Contribuir para que os direitos das meninas sejam respeitados, para que elas possam ser o que quiserem ser.

 

Sabemos que a Mônica e as outras personagens da Turminha – Magali, Rosinha, Marina, Bonga, Dorinha e tantas outras – inspiram muitas meninas no Brasil e no mundo a acreditarem que podem superar obstáculos com determinação, responsabilidade e solidariedade. Queremos usar essa força natural delas para que cada menina encontre o potencial que traz dentro de si, mostrando a beleza que existe na diversidade.

Como faz há 50 anos, a MSP quer usar a enorme influência de seus personagens para continuar transmitindo mensagens positivas, incentivando o respeito e a igualdade de oportunidades para todas as crianças.

Desde 2007, a personagem Mônica é embaixadora do Unicef (Fundo das Nações Unidas pela Infância) e defende os direitos das crianças e adolescentes. E, em 2016, a Mauricio de Sousa Produções assinou os Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU — uma iniciativa da ONU Mulheres e do Pacto Global que orienta o setor privado na promoção da Igualdade de Gênero no ambiente de trabalho, mercado e comunidade. O projeto Donas da Rua conta com a parceria da ONU Mulheres, a Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres. Fundamentada na visão de igualdade consagrada na Carta das Nações Unidas, a ONU Mulheres, entre outras questões, trabalha para a eliminação da discriminação contra as mulheres e meninas e a realização da igualdade entre mulheres e homens como parceiros e beneficiários do desenvolvimento, direitos humanos, ação humanitária, paz e segurança.

Como faremos?

O ponto central do projeto #DonasdaRua é produzir e agregar conteúdos que vão demonstrar, através de histórias e exemplos, como meninas do Brasil e do mundo podem exercitar seu direito de ser o que quiserem e entender melhor conceitos como empoderamento e igualdade de oportunidades.

Para aumentar o alcance e o compartilhamento dos conteúdos (criados tanto pela MSP quanto por donas da rua de todos os lugares do planeta), as principais plataformas serão digitais: além da divulgação através dos canais oficiais da Turma da Mônica nas mídias sociais e no YouTube, o projeto vai lançar um site especial que vai concentrar tudo o que for produzido.



Nas plataformas digitais, você vai encontrar informações sobre as nossas personagens, sobre meninas e mulheres que fizeram história (por exemplo, sabia que a cientista Marie Curie foi a primeira a ganhar dois Prêmios Nobel, o mais importante da ciência?) e tirinhas e histórias em quadrinhos que tratam do tema.



E o mais legal: você vai poder participar do movimento contando a sua história ou de alguém que você admira.

O que a faz se sentir uma dona da rua? É jogar videogame? Tocar guitarra? É fazer parte de um projeto social ou ser uma amiga bacana? Você é que vai nos contar!

Donas da Rua é uma projeto sem prazo determinado e estará no ar enquanto percebermos que as meninas ainda não têm seus direitos respeitados. Estamos montando um time de embaixadoras para nos ajudar a criar o melhor conteúdo sobre o tema e vamos reverter parte da arrecadação com produtos Donas da Rua para projetos ligados à defesa dos direitos das meninas.

Os 10 fundamentos de Donas da Rua:

  • 1. Empoderamento das meninas: queremos que cada menina seja sua própria heroína;
  • 2. Identidade: as meninas combinam com o que quiserem ser;
  • 3. Igualdade de direitos: meninos e meninas precisam ter seus direitos respeitados e isso inclui também o direito de brincar, de se informar, de se divertir;
  • 4. Diversidade  - não importa a origem, etnia, religião, estrato social, local de moradia, se tem alguma deficiência ou não, toda menina é uma Dona da Rua;
  • 5. Acesso a serviços de saúde: para poder usufruir de seus direitos, é preciso, em primeiro lugar, ter saúde, o que inclui acesso à alimentação adequada, atendimento médico, vacinas e medicamentos;
  • 6. Acesso à educação de qualidade: para conquistar seus sonhos é preciso ter escola de qualidade. E estudar, claro!
  • 7. Oportunidades: que elas sejam, cada vez mais, iguais para todos e que as meninas possam aproveitá-las;
  • 8. Autoestima: que as meninas possam ser felizes do jeito que são, sem achar que precisam mudar sua aparência ou jeito de ser;
  • 9. Segurança das meninas e direito à proteção: nenhuma menina deve sofrer violência. Todas têm direito a ser protegidas de abuso e exploração;
  • 10. Acesso aos esportes: praticando esportes, as meninas ganham consciência corporal e aprendem a superar limites e trabalhar em equipe. Todos ganham!

As Donas da Rua estão em todo lugar, em toda menina, em toda mulher. Nós acreditamos que garotas são heroínas natas como a Mônica, e o nosso projeto foi criado para encorajar essa força feminina a ganhar mais voz. Toda menina é uma Dona da Rua!

Seja sua própria heroína. Pois as meninas fortes de hoje serão as mulheres incríveis de amanhã!